Vinyl I Used to Own

This post contains the famous song Queixa in the earliest recording I know of, on Veloso’s album Cores, Nomes. Now I have all the lyrics, and the song’s story is simpler than I had thought. I have of course bolded the lines we liked the very best, back when we owned the record, the lines that suggested the most AXÉ.

Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza

Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza

Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água

Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria

Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Axé.

1 Comment

Filed under Songs

One response to “Vinyl I Used to Own

  1. Yes, my current theme is loss. Somehow when you translate it to love songs it all makes sense and seems like part of life, and it even seems beautiful.

Leave a Reply

